Empoderamento Feminino: posicionamento que gera transformações
Emponderamento feminino: posicionamento que gera transformações positivas

Empoderamento feminino: posicionamento que gera transformações positivas. Nunca se ouviu falar tanto desse conceito como nos últimos anos, mulheres buscam esse empoderamento, outras questionam a banalização do termo, por isso resolvi discorrer sobre isso nesse artigo.

O que é Empoderamento?

Empoderar é dar poder para sí própria ou outra pessoa.

O ato de empoderar é considerado uma atitude social de conscientização sobre a importância do posicionamento e visibilidade de grupos, principalmente as minorias.

Entre alguns dos principais sinônimos de empoderar estão: dar poder, conceder poder, dar autoridade, investir autoridade, dar autonomia, habilitar, desenvolver capacidades, promover, promover influência, afirmação, entre outros.

E o que seria o Empoderamento feminino?

O empoderamento das mulheres é uma ação que tem como objetivo o posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos. É conquistar o direito de participar de decisões importantes para o futuro de uma sociedade.

Atualmente, existem diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e instituição que se dedicam ao empoderamento feminino, visando principalmente a igualdade de gêneros. Saiba mais sobre o significado de Igualdade de gêneros.

A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), desenvolveu uma lista com 7 princípios básicos do empoderamento feminino no âmbito social e profissional:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

A prática do empoderamento feminino não deve ser apenas das mulheres, os homens também precisam se certificar de que haja uma ampla igualdade entre o posicionamento e participação de ambos os gêneros na sociedade e suas demais camadas.

Mas por que é tão importante promover esse empoderamento?

Quando existe esse movimento de conscientização da igualdade de gênero, a mulher começa a reconhecer e ser reconhecida no seu real valor no ambiente de trabalho e isso impacta diretamente no seu amor próprio, algo que acredito ser fundamental para que ela não caia em nenhuma cilada e tenha sucesso nas diversas áreas da vida.

E quais as reais vantagens do empoderamento das mulheres, então?

  1. Acessar uma variedade de opiniões
    2. Melhor Aproveitamento e retenção de talentos dentro das empresas
    3. Igualdade nas lideranças
    4. Empreendimentos inovadores
    5. Consciência crítica

O mais importante no Empoderamento feminino: posicionamento que gera transformações positivas, é ressaltar que, diferente do que muitas pessoas pensam, o empoderamento feminino não busca tornar as mulheres superiores aos homens, mas sim deixa-los no mesmo patamar, os benefícios são para todos, já que tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar das qualidades femininas.

Compartilhe com a gente sua opinião e suas dúvidas!

Quer alcançar um objetivo e não sabe por onde começar? Conheça mais sobre nossos serviços COACHING INDIVIDUAL

 

Pin It on Pinterest

Share This