Tenho encontrado e trabalhado cada vez mais com pessoas que dizem sentir uma angústia, e aparentemente sem um motivo concreto. Gostaria de refletir aqui sobre alguns gatilhos que podem gerar essa angustia.

Vivemos numa era que estamos totalmente online e por isso existe a necessidade de estarmos sempre conectados em dispositivos fixo ou móveis, como o celular e checando em tempo real mensagens, e-mails e redes sociais. Essa necessidade pela informação e conexão pode nos gerar angústia. Como viver a vida online sem esquecer da vida cotidiana? Essa tem sido a grande questão.

A angústia também pode estar ligada a sensação de que você deveria estar fazendo alguma coisa diferente, mas ainda não sabe muito bem o que. Aparentemente sua vida pode estar *boa*, mas parece que tem um vazio… Você se vê nessa situação? A reflexão para esse caso é: O que eu deveria estar fazendo? O que eu preciso mudar na minha vida ? O que estou escondendo de mim mesma por medo?

Essa sensação de sufoco, pode ser gerada também por deixarmos de expressar nossos sentimentos mais profundos, ou opiniões necessárias, guardando para sí algo que deveria ser externalizado.

Entender o porquê de estar vivendo angustiada é o primeiro passo para uma melhora efetiva. Independente do motivo, devemos estar conectadas sim, mas não só com o mundo e sim, com nós mesmas.

Passar por momentos de angústia pode ser importante para sua evolução, pois talvez só assim você conseguirá refletir sobre seu papel no mundo. Você conhece seu propósito de vida? Vive alinhado com ele?

Independente de qual for seu caso, segue algumas dicas que podem ajudá-la no combate desse sentimento, pois não nascemos para viver angustiados!

  • Descubra seus pontos fortes

Para saber seus pontos fortes, você precisa se conhecer! Quanto mais você se conhece, melhor vai se entender e se amar! Você entende ou ama alguém que não conhece? Você ama alguém que você só enxerga pontos fracos? Pode ter certeza que você, como todas as pessoas tem qualidades. Quais são as suas?

  • Seja você mesma

A autenticidade faz de você uma pessoa livre, e não prisioneira da opinião e verdades de outras pessoas, e experimentar essa liberdade pode acabar com a angústia de ter que agradar e ser reconhecida pelos outros.

  • Invista em momentos para você

Você só poderá estar bem com você se estiver atividades, ou momentos que você faz o que gosta, o que acredita. Hoje o que você tem feito por você?

  • Tenha autocompaixão

Não acredite que ser muito auto crítica fará de você uma pessoa melhor, muito pelo contrário, se você estiver “pegando pesado” consigo mesma, mude isso!!!! Seja mais gentil, amorosa com você!

  • Trabalhe suas crenças limitantes

Questione suas verdades absolutas, pois muitas delas podem te afastar do seu objetivo!

  • Alimente positivamente seu pensamento

Tudo que você pensa, gera uma emoção, que gera uma ação e um resultado na sua vida!!! Alimentar seus pensamentos com coisas positivas, fará com que você se sinta bem e aja de forma mais efetiva. E o resultado? É a consequência de tudo isso.

  • Estipule metas para sua vida

Se você não tiver metas, qualquer caminho servirá!!! Pense nos seus objetivos, coloque os como metas para você e corra atrás! Sua vida terá muito mais sentido.

Todos nós em determinado momento, vamos sentir algum sofrimento emocional, mas temos ferramentas e recursos para aliviar e minimizar esse sofrimento! Quem conseguir acessá-los terá mais sucesso para aliviar qualquer angústia!!! Se ela persistir por tempo demais, busque ajuda. Procure um profissional que o ajude a avaliar o nível e as causas de sua angústia. Não se abandone! Boa sorte!!!

 

 

Pin It on Pinterest

Share This